TIPOS DE MOTOCICLETAS
Escolhi aqui alguns estilos diferentes, cada uma com suas características próprias, tanto de design, desempenho, acomodação, enfim, veja só:
On Road
O termo “on road” (que significa “na estrada”) identifica as motocicletas criadas com a finalidade de rodar onde tem asfalto, tanto nas cidades, quanto nas rodovias. Nesta categoria temos diversas subcategorias, como as customs, as streets, esportivas e outras. A expressão “on road” contrapõe-se à “off-road”.
Custom
Nesta categoria, as motocicletas são feitas levando mais em conta o conforto do que a velocidade. Entretanto, alguns modelos conseguem ter as duas coisas juntas! Também conhecidas como “estradeiras”, tem o nível do banco baixo e pedaleiras avançadas, permitindo ao piloto posicionar suas pernas esticadas, cansando menos. As Harley-Davidson e as Indians são exemplos vivos desta categoria.
Naked
As motos estilo Naked são consideradas as melhores motocicletas para uso diário urbano e viagens em boas rodovias, pois são destituídas das carenagens, sendo leves e práticas para o dia-a-dia. Aqui no nosso país, a grande maioria dos motociclistas utilizam suas motos de pequenas cilindradas no perímetro urbano, com poucas saídas em estradas, por isso são chamadas de Street. Existem alguns que chegam a dizer que as Naked são as representantes das motocicletas clássicas dos anos 70. Concorda?
Esportivas com Carenagem
As motos esportivas são feitas para alcançar altas velocidades e explorar as estradas que possuem muitas curvas. Elas possuem motores multicilíndricos com a finalidade de produzirem mais potência, quadros de liga de alumínio, suspensões rígidas para melhorar o manejo, pneus de alta aderência e freios potentes. Os pilotos de motos esportivas tem o desafio de inclinar-se para frente sobre o tanque de gasolina para poder reduzir a resistência do vento. A carenagem existente neste modelo de moto tem múltiplas funções, mas todas estão relacionadas ao vento e à aerodinâmica, mas também dão aquele toque na aparência da motocicleta. Elas são muito usadas nos campeonatos regionais, nacionais e mundiais de motociclismo (existem diversas outras categorias que também participam de competições). Nestes casos, elas têm modificados alguns de seus parâmetros, a fim de ajustarem-se aos regulamentos da competição em questão.
Estilo Chopper
Muitas vezes este estilo de moto é confundida com as customs, mas choppers possuem características mais pessoais, pois são motocicletas modificadas pelo proprietário, a seu gosto e, nesse caso, feitas artesanalmente. Apresenta em suas características: garfos longos, cores exuberantes, muito cromado e algumas não possuem freio dianteiro. Seu tanque por vezes é alto na frente e mais baixo próximo ao piloto, formando uma linha com o eixo da roda traseira. Algumas possuem “hard tail” (o “rabo seco”), por não usarem amortecedor traseiro!
Scooter
Os scooters, por muitos anos chamados no Brasil por “vespas” ou até “lambretas”, foram repaginados e atualizados, interessando também ao público jovem e, por serem muito econômicos, tem sido muito usados tanto para trabalhar quanto para o lazer.
Roadsters
Dentre suas características, o que se destaca é a aceleração e a maneabilidade. Elas são velozes e ágeis, por não ter carenagens, assim como as nakeds, sendo quase da mesma linha, porém, tendo motores mais fortes. A BMW é um estilo roadster, assim como, a Sportster 883, da Harley-Davidson, também é.
GranTour (Granturismo)
Este estilo de motocicleta inclui as de grande porte, sendo as maiores que encontramos por aí. Todas tem mais de 1100 cilindradas, podendo chegar até 1800 cc, por exemplo. O grande trunfo delas está nas rodovias, onde tem poder absoluto, proporcionando além de conforto a segurança, sendo imbatíveis, até mesmo em relação às big trails. Possuem aspecto gigantesco e grande motor, além de poder contar com para-brisas aerodinâmicos, som com toca-CDs, entrada USB, ar-condicionado (com versão até para ar quente) entre outras qualidades.
Motard e Supermotard
A tradução significa “motocicleta”, em francês, mas aqui, bem como nos Estados Unidos, se refere a um tipo especial de moto, com algumas características off-road, mas feita pra andar no asfalto. São muito utilizadas em circuitos, mas seu uso na cidade também é comum, pois seus pneus são lisos e apresenta suspensão diferenciada. As “super” apresentam uma cilindrada maior.
Esta categoria foi criada com o intuito de corridas de curto percurso, que na década de 70 eram feitas por jovens ingleses e franceses, normalmente entre uma cafeteria e outra e, daí a origem do nome. As motocicletas mais comuns eram as Triumph, Norton e BSA. Por considerarem as Nortons de melhor ciclísticas e as Triumph de melhor motor, os Rockers passaram a montar motores de Triumph em quadros de Nortons, surgindo assim as Triton, consideradas as Cafe Racers por excelência. São criadas Cafe Racers com os mais variados modelos de motocicletas de todos os fabricantes, até com modelos modernos.
Ciclomotores
São classificadas as motos de pequena cilindrada, com até 50 cc, podendo alcançar no máximo 50 km/h e, ainda, não exigem habilitação. Com a chegada dos scooters, esse tipo de motocicleta tem pouca saída, além de serem modelos mais antigos.
Off-Road/Trail
As motocicletas off-road (também conhecidas como “trails” ou motos para “trilhas”) incluem as motos de motocross e as motos para estradas de terra- sendo feitas com a finalidade de saltos, saliências e outros obstáculos encontrados em circuitos de corrida fechados ou trilhas na floresta. As off-road possuem quadros estreitos e leves, uma maior distância livre do solo e sistemas de suspensão avançados. Também contam com uma partida a pedal feita para reduzir o peso e os pneus com banda de rodagem repleto de ressaltos para melhorar a tração. Como as motos off-road normalmente não vêm de fábrica com faróis, espelhos, buzina ou silenciador, elas são proibidas nas ruas.
Big Trail
Esta categoria ainda tem laços com as off-road, só que as Big Trail são motos destinadas para viajar, principalmente no asfalto, mesmo rodando também nas estradas de terra e terrenos acidentados. Pelo custo que tem uma big trail, hoje, é difícil algum piloto arriscar-se a colocar “seu tesouro” num terreno que, provavelmente, irá danificá-la. Foram feitas com a finalidade de oferecer conforto, segurança e velocidades satisfatórias, em médios e longos trechos. Além do mais, em termos tecnológicos, elas oferecem opções variadas, para necessidades e gostos diferentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário